fevereiro 6, 2015 | 0 |
O marketing digital já é a principal fonte de captação e retenção de clientes para muitas empresas. Caso não seja a sua ainda, vamos explicar como atrair mais clientes com marketing digital e começar a gerar negócios baseados nessa metodologia. Utilizando ferramentas simples, sua empresa terá acesso a uma legião de consumidores propensos a fazer negócio com você. Mas para fazer parte das vitrines virtuais, alguns passos devem ser dados. No artigo de hoje, explicaremos os princípios de uma estratégia eficaz de marketing digital.
Mais de 90% pesquisam na web antes de comprar aqui no Brasil, sendo que 76% delas procuram essas informações em fóruns ou blogs. Não é nenhuma novidade, mas o número ajuda a explicar a importância de uma boa presença online. O fato é que os consumidores estão se informando e pesquisando mais sobre produtos e serviços. E se engana quem pensa que as pessoas fazem isso só quando compram algo pela internet. O Google é um grande aliado na hora de comprar em loja física também. Portanto, mesmo que você não tenha um e-commerce, o marketing digital também funciona para sua empresa.
Talvez o maior benefício do marketing digital seja a possibilidade de mensurar os resultados. Muito diference do marketing tradicional, em que se atirava no escuro, o novo marketing permite medir em detalhes os resultados de cada campanha. Sabendo o que funciona, a empresa replica, e o que não deu o resultado esperado, é cortado ou modificado.
Outra grande vantagem é a segmentação. Ao promover ações focadas em personas específicas e em estágios da jornada de compra distintos, a assertividade é muito maior. Isso também evita a rejeição por parte da base de contatos em relação ao conteúdo entregue.
Afinal, ninguém gosta de receber informação irrelevante, não é mesmo?
Podemos citar ainda como vantagem do marketing digital a atração de potenciais clientes de forma gratuita (busca orgânica, e-mail marketing, redes sociais) e a construção de uma audiência fiel e interessada no que sua empresa tem a dizer.
Agora que você já sabe os principais benefícios do marketing digital, que tal aprender como atrair clientes com ele? Abaixo, listamos as principais ferramentas.
O site institucional é o cerne de todas as ações, já que a maioria das campanhas serão direcionadas para ele. Mesmo um cartão de visitas entregue em uma feira deve levar a pessoa a acessar o site da sua empresa. Por isso, não deixe a criação do site nas mãos do “sobrinho”. É importante mostrar um site sóbrio, moderno e profissional, já que ele será a cara da sua empresa na internet. Desse modo, o website cumprirá sua função: de atrair, encantar e converter clientes.
É aqui que entra a tão famigerada sigla: SEO. Em tradução literal, a sigla significa otimização para motores de busca. Isso significa utilizar técnicas e boas práticas para que o site seja considerado relevante pelo Google e apareça nas primeiras posição nas busca orgânica (gratuita). Investir em SEO significa investir na vitrine da sua empresa, ou seja, aparecer para os usuários.
Links pagos também ajudam sua empresa aparecer. O Google Adwords, por exemplo, permite que você faça anúncios (AdWords) e só pague quando alguém clicar neles. Já o Facebook possibilita que você pague para que posts apareçam na timeline dos usuários,além de ter opção de anúncios também. O ideal é trabalhar com os dois em conjunto, enquanto cuida do seu SEO. Links patrocinados trazem resultados mais rapidamente, mas têm um prazo para acabar. Já o SEO é construído ao longo do tempo e continua dando resultados mesmo sem investimento.
Essa é a melhor forma de expor seu conhecimento. Crie um blog e publique artigos da sua área, tornando-se uma referência no tema. Quando mais conteúdo relevante você disponibilizar gratuitamente, mais leitores e possíveis clientes você terá. O marketing de conteúdo demora um pouco para trazer os primeiros resultados efetivos (vendas), mas funciona muito bem.
Para isso, a maioria das empresas utiliza o Google Analytics, que permite monitorar tudo o que acontece no seu site. Visualize métricas, origem dos visitantes, quantidade de acessos, páginas mais visitadas, tempo de permanência, etc. O monitoramento também deve ser realizados nas redes sociais, já que traz um feedback muito positivo para o aprimoramento de campanhas de marketing digital.
Entre em contato com nosso time e defina, junto com a gente, a melhor estratégia para atrair clientes com marketing digital e aumentar suas vendas.