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março 4, 2021 0

Métricas de marketing digital: saiba como usá-las

Postado por:agencia emmarço 4, 2021

Analisar os resultados das campanhas e ações é tão importante quanto analisar números de vendas e clientes, e para isso, contamos com as métricas de marketing digital para auxiliar neste processo. 

 

Elas surgiram para auxiliar os negócios e marcas dentro da internet a alavancarem sua visibilidade e vendas por meio das redes sociais. 

O que são métricas de marketing digital?

Métricas são medidas quantificáveis para analisar os resultados de estratégias e ações específicas. 

 

Elas auxiliam na organização do planejamento da empresa e nas formas de abordagem e divulgação.

 

No marketing digital, esses números se referem às ações dos clientes por meio das redes sociais ou do blog da marca. 

 

Essas métricas são fundamentais para a sua equipe de marketing saber o que deu certo e o que pode ser aprimorado com o tempo e por intermédio de novos meios.

Quais são as métricas de marketing digital?  

Vamos explicar com exemplos práticos algumas das melhores métricas dentro do marketing digital. 

  1. Taxa de conversão de campanha

Essa métrica diz respeito ao número de pessoas que tomaram alguma atitude ou realizaram alguma ação positiva para estar por dentro de tudo da sua marca e do seu negócio.

 

Por exemplo, um usuário viu o anúncio do seu produto através do Instagram Ads e resolveu baixar o ebook gratuito que você oferece ou começou a te seguir nas redes sociais.

 

Nem sempre essa atitude é a compra do seu produto ou serviço, mas a partir do momento em que esse seguidor ou leitor exerce a ação de ir mais a fundo e conhecer o seu trabalho, ele sai do lugar de usuário e se converte em um possível cliente.

  1. Número de visitantes

O número de visitantes refere-se ao total de novas pessoas que conheceram a sua marca dentro de um determinado período de tempo.

 

Seja acessando o seu perfil nas redes sociais ou vendo o blog da sua empresa, cada pessoa que possui um primeiro contato com a sua marca se torna um visitante que pode vir a ser um possível cliente.

  1. Conversões através do funil de vendas

Se você não sabe o que é o funil de vendas, se trata de uma estratégia dentro do marketing digital que visa atrair novos clientes e fidelizá-los, ou seja, mantê-los sempre por perto.

 

Ele é dividido em três estágios, primeiro o topo, segundo o meio e por fim o fundo. No topo, a sua prioridade é ajudar o usuário a resolver algum problema ou solucionar dúvidas.

 

Seu objetivo principal ainda não é vender, mas atrair o maior número de pessoas interessadas que conseguir.

 

Já no meio, o usuário começa a cogitar a ideia de adquirir o seu produto ou serviço, e para que isso seja intensificado, você pode apresentar algo gratuito para ele como um ebook explicando sobre como anunciar no Google Ads.

 

Por fim, o fundo do funil é o tão esperado momento de compra, onde o seu usuário que só havia lido o seu artigo lá no estágio do topo do funil, finalmente adquiriu o seu serviço.

 

Saber filtrar as pessoas que passam por esses estágios é uma métrica muito importante para saber se essas estratégias estão sendo úteis para a sua empresa e quantas novas pessoas estão surgindo para o seu negócio. 

  1. Taxa de retenção de clientes

Muitas pessoas acham que depois que o cliente faz a compra do seu produto ou serviço, já está tudo feito e hora a empresa não precisa fazer mais nada.

 

No entanto, após a compra, a empresa deve sempre manter esse cliente por perto, continuar se relacionando e se comunicando com ele pelas redes sociais, email e até mesmo por SMS.

 

Essa comunicação gera uma relação íntima entre a empresa e o consumidor, e esse cliente pode recomendar a sua marca para os seus amigos e atrair mais pessoas para o seu negócio sem que você precise fazer grandes esforços. 

 

Investir nessa fidelização é muito mais econômico para a empresa que, só irá pesquisar sobre como funciona o Facebook Ads para um anúncio pago, caso queira turbinar ainda mais o seu número de clientes.

 

A fidelização dos clientes que você já tem é muito importante para otimizar o tempo da sua equipe, que poderá focar em outras estratégias de divulgação. 

Fique atento as métricas de vaidade 

Algumas pessoas também acham que determinadas métricas farão toda a diferença na divulgação do seu negócio, mas na verdade, elas não possuem tanta relevância assim. 

 

Algumas delas são:

 

  • Curtidas;
  • Comentários;
  • Compartilhamento;
  • Número de visualizações;
  • Número de seguidores;
  • Número de cliques.

 

Elas não fazem grandes diferenças no resultado final e nem na conversão de seus clientes.

Considerações finais 

Esperamos que essas informações tenham ajudado você a entender ainda mais sobre as métricas dentro do marketing digital e que elas possam ajudar você e sua equipe a alcançarem os resultados esperados.

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